Carta do Dia: Rainha Copas

Imagem relacionada

Água x Água

Todas as cartas têm a sua importância e não podemos ou não devemos dizer que umas são mais importantes do que outras, assim como talvez não seja correto rotularmos algumas cartas como negativas, porque até a mais temível das cartas pode enviar mensagens positivas e de libertação.

Mas hoje falemos da Rainha de Copas. Esta conversa toda foi só para dizer que não sendo daquelas cartas com que simpatizo mais, não quer dizer que não seja capaz de lhe reconhecer alguns excelentes atributos. A Rainha de Copas é generosa, compreensiva, terna, meiga e acima de tudo não esconde emoções, aliás, toda ela é emoção! E talvez comece aí o meu desconforto. Não pelas suas caraterísticas afetivas ou generosas, mas sim (na minha opinião), pela rapidez com que entra em instabilidade.

Luciene Ferreira tem uma frase que para mim é das melhores para definir esta rainha. “Similar à versatilidade da água, a Rainha de Copas transita da placidez de um sereno lago ao turbilhão de uma fatal tsunami.”

Esta rainha é demasiado água. E o que é que isto quer dizer? As rainhas no tarot estão associadas ao elemento água e como copas também está associado ao elemento  água, temos água x água, ou seja, caraterísticas do elemento água a dobrar, o que para mim, é um pouco demais!

Hoje a minha colega estava definitivamente com a energia da Rainha de Copas e facilmente a conversa foi direcionada para o egoísmo do ser humano, a arrogância, sentimentos mesquinhos e o facto de cada vez mais, olharmos apenas para o “nosso umbigo”. Dizia ela que é preciso lutarmos contra isso, temos que nos ligar aos outros, compreender as suas atitudes. Antes de nos irritarmos temos que tentar compreender o que motivou aquela pessoa a ter tido determinada atitude. Que tão importante como zelarmos e tratarmos dos que amamos, é sermos sensíveis aos sentimentos dos outros, ser mais pacientes, afáveis, tolerantes…

E a conversa foi fluindo, sempre tendo por base a Rainha de Copas. Mas chegou uma altura em que deixamos de estar em sintonia e que as divergências começaram. Eu acredito e defendo que existem limites.

Saímos e fomos falando sobre o assunto.

À saída cruzamo-nos com o carteiro a quem dissemos bom dia. Ele simplesmente não respondeu! Eu revirei os olhos como quem diz “mal educado” e a Lina lá me foi dizendo, coitado do senhor, deve estar com algum problema. Eu olhei-a de uma forma em que ela não precisou de palavras para interpretar a expressão. “O que é que os problemas têm a ver com a educação?”

Fomos ao supermercado. Um dos artigos comprados que estava em promoção, não fez o referido desconto na caixa e atenção porque a promoção começou terça-feira passada. “Deixa estar, às vezes estas coisas acontecem, eles devolveram, é o que interessa”.

Entramos no elevador e quando o elevador pára, é normal que primeiro saiam as pessoas que lá estão dentro. NÃO!! Não foi assim. E antes que eu dissesse alguma coisa… “deixa lá, já viste a idade dos senhores!”

Fomos ter com uma amiga que não tem andado muito bem, mas eu não sabia ao certo o que se passava. Pois bem, anda num descontrolo total porque o ex-marido, de quem se divorciou há 5 anos vai casar … “eu percebo o que tu estás a sentir” dizia-lhe a minha colega, com um à vontade de quem já se conhece há mais de 20 anos, que é o nosso caso.

Não! Ela percebe, mas eu não percebo! Já passaram 5 anos e a vida tem que continuar, é preciso sermos capazes de fechar ciclos, é preciso enfrentarmos a realidade, não podemos criar uma realidade ilusória, onde idealizamos um cenário que talvez um dia se possa realizar. Não podemos continuar agarrados à mágoa que fomos trocados, não podemos vestir a pele do coitadinho, porque sem querer, iremos tornar-nos vítimas dos nossos próprios sentimentos!

Quando dei conta estava rodeada de duas Rainhas Copas e se uma para mim às vezes é difícil, duas é quase impossível.

QueenOfCups

Uma a tentar cuidar, nutrir, dar atenção, compreender.

Outra completamente instável, alternando o seu comportamento entre a calma e a histeria e tão envolvida nas suas ilusões que não estava a conseguir ver a realidade.

Resultado de imagem para rainha copas tarot

Tive que agarrar a situação e sem dar conta, recorri  a todo o simbolismo feminino do tarot.

A contenção da Papisa, que funcionou como um filtro e que me ajudou a escolher e a dizer não tudo o que eu queria, mas aquilo que eu percebi que ela aguentava ouvir;

A criatividade da Imperatriz que me ajudou a mostrar-lhe que tem uma vida pela frente, que chegou a altura de se lançar em novos projetos;

A Força a ajudar-me a mostrar-lhe que sempre foi uma mulher inteligente e que não se pode deixar levar por fantasmas interiores. Tem que se controlar e aplicar toda a sua energia num caminho que a faça evoluir. É preciso por um ponto final em raivas, ódios, orgulhos feridos. Chegou a altura de perdoar e esquecer erros cometidos pelos outros, mas também por si mesma.

Já chega! Para mostrar-lhe aquilo em que ela se estava a tornar recorri à Justiça, que obviamente fez com que  percebesse,  que mais dia menos dia iria sofrer as consequências deste caminho sombrio, confuso, com muita ilusão à mistura, muito ao jeito da Lua, que ela anda a trilhar.

Pegando ainda nas rainhas, recorri à frontalidade da Rainha Espadas para ser franca e ir direta ao assunto sem rodeios;

À Rainha Paus para me dar força e firmeza para atingir o meu objetivo, que era tentar tirá-la daquele estado depressivo em que se encontrava;

E à Rainha Ouros, que com o seu sentido prático me ajudou a fazê-la olhar para ela mesma e redescobrir em si razões para recomeçar outra vez!

Para a minha amiga de longa data, para si, para mim, para todos nós, não nos alimentemos de mágoas e não nos agarremos a ilusões. Aconteça o que acontecer, é preciso saber fechar ciclos, porque quer queiramos, quer não, a vida continua!

Resultado de imagem para rainha copas tarot

 

 

Esta entrada foi publicada em Carta do Dia. ligação permanente.

8 respostas a Carta do Dia: Rainha Copas

  1. Alexandra diz:

    A “Lina”quase pareço eu…..

    Liked by 1 person

  2. Sandra diz:

    Fantástico….A história…Adorei!!!Em resumo sou uma rainha de copas!!!

    Liked by 1 person

  3. Olga Ferreira diz:

    Preciso muito fechar o meu ciclo, retomar uma nova estrada mas as mágoas e as revoltas não ajudam… Hoje a Rainha batalhou-me ainda mais e levou as minhas emoções ao máximo!

    Liked by 1 person

  4. maria do universo diz:

    Bonita história. A “Lina” com o seu lado zen foi sensacional. Deu equilíbrio ao encontro.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

