Carta do Dia: A Justiça

Relação entre o tarot e as virtudes cardeais

Já muito se falou quer na nossa página do facebook, quer aqui no blog, da carta A Justiça. Hoje resolvemos fazer uma abordagem diferente. Uma vez que temos estado nos nossos apontamentos sobre tarot (categoria arcanos maiores – Lições) a falar da relação entre os arcanos maiores (Lição nº 2 – 1ª parte), hoje vamos relacioná-los também com as virtudes cardeais.

Será conveniente iniciarmos com a definição de virtude, uma “Disposição constante do espírito que nos induz a exercer o bem e a evitar o mal”.

Prudência, Fortaleza, Temperança e Justiça são as quatro virtudes cardeais. São o ponto de partida para ações e comportamentos justos, corretos e o mais coerentes possível, que culminam em atitudes moderadas e controladas.

No tarot estas virtudes também estão representadas. Vamos ver a que arcanos as associamos, assim como o percurso até lá chegar.

Para quem leu a Lição nº 2 – 1ª parte e já está familiarizado com a “Viagem do Louco“, talvez seja mais fácil compreender.

As cinco primeiras cartas numeradas representam o crescimento e o aprendizado.

  • I O Mágico
  • II A Papisa
  • III A Imperatriz
  • IV O Imperador
  • V O Papa

Depois surgem as primeiras grandes dúvidas quando se ganha alguma maturidade e se é confrontado com as habituais escolhas que fazem parte da vida e mais, quando se compreende que seja qual for o caminho escolhido, no futuro se terá que arcar com todas as consequências da opção feita.

  • VI Os Enamorados

Após a decisão está-se apto a partir em busca da realização. Tal como na vida, a convivência com os outros nem sempre é fácil, cenários de competição fazem parte do dia a dia e a nossa coragem e audácia faz-nos sempre querer ir mais além, mesmo quando somos apanhados pelo destino, ou fatores externos, como lhe queiram chamar, que independentemente de todos os esforços e empenho nos trocam as voltas e colocam-nos no caminho inúmeras situações adversas.

  • O Carro

Quando somos obrigados a enfrentar períodos difíceis e situações adversas, por vezes somos tentados a olhar apenas para nós e para o que nos é mais conveniente. É comum nestas alturas surgirem atitudes egoístas e individualistas, muitas vezes prejudiciais aos que nos rodeiam. No tarot, este é o ponto de partida para nos confrontarmos com as virtudes cardeais.

Resultado de imagem para 4 virtudes cardeais tarot
Justiça
Respeitar o direito e o valor que são devidos a pessoas ou situações, respeitar as leis do equilíbrio universal, utilizar a balança para dar o peso certo a cada coisa, porque chegará o momento em que todos seremos julgados e as nossas ações serão revertidas em benefícios ou prejuízos. No tarot surge representada pela carta VIII A Justiça, a nossa carta do dia de hoje.
Prudência
Prudência é a virtude que nos ajuda a escolher, tendo em vista um todo e sempre com o objetivo de realizar o bem e vencer o mal. No tarot está representada pela carta IX O Eremita, cuja sua principal palavra chave é prudência, mas sempre acompanhada da sabedoria e da maturidade.
Força
A Força é a virtude que dá à nossa vontade a energia necessária para vencer os obstáculos. É a firmeza de propósitos, a coragem e em simultâneo a subtileza com que podemos dominar problemas, obstáculos, inimigos exteriores ou interiores, assim como fraquezas pessoais. No tarot está representada pela carta XI A Força.
A Temperança
A que neutraliza os impulsos, que nos faz agir com moderação e tolerância, a contenção, os limites estabelecidos pela razão, a que recomenda que se evitem excessos e se procure o autodomínio sobre os desejos. No tarot está representada pela carta XIV A Temperança.
Em conclusão, assim como na nossa vida fazem parte valores como a
Verdade e o Equilíbrio
Sabedoria e a Prudência
Coragem e a Força
Moderação e a Tolerância
também no tarot estão representados, mostrando as várias etapas porque o ser humano passa no seu percurso evolutivo.
Anúncios
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

3 respostas a Carta do Dia: A Justiça

  1. Olga Ferreira diz:

    Obrigada!! Hoje não consigo dizer nada… apenas Obrigada por estar aí por ser esse Ser maravilhoso que é💛

    Gostar

  2. Sandra diz:

    Palavras para quê??? Excelente… Fascinante…Tudo faz sentido… Reflexo também do nosso sentido de vida!!! Muito obrigada

    Gostar

  3. maria do universo diz:

    Sensacional. Mais um trabalho bem sucedido. Grata

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s