Carta do Dia: Pajem Ouros

Resultado de imagem para osho zen aventura

Afinal quem é este pajem e que mensagem ele nos envia hoje?

Como já dissemos muitas vezes os pajens no tarot estão associados a algo pequeno, nomeadamente a crianças. Mas eles são muito mais do que isso e para os compreendermos melhor temos que ligá-los ao respetivo naipe que representam. Neste caso temos o naipe de ouros – elemento terra. Se o naipe de ouros nos liga à matéria, à nossa estrutura, corpo, saúde, ambições e conquistas financeiras, o elemento terra é a base, o chão onde toda a ação se vai desenrolar. Este não só é um naipe de concretização, como mostra necessidade de confiança em nós mesmos para atingir patamares de conforto e segurança que todos nós ambicionamos e lá está a palavra “ambição”.

Então, além de coisas pequenas este pajem, também chamado de mensageiro, desperta em nós uma atitude realizadora e conduz-nos para oportunidades promissoras. Podemos dizer que é uma semente lançada em terreno próspero.

Além da criança e do mensageiro, ele também pode ser o aprendiz. Gosta de aprender, especialmente se a situação ou assunto tiver utilidade prática.

Aventura é outro atributo deste pajem. O Osho Zen Tarot apresenta-o com a simbologia acima colocada e que praticamente dispensa palavras. Quando partimos à aventura, nunca sabemos como ela irá terminar. Nas palavras de Osho, “a insegurança é o único caminho para crescer, enfrentar o perigo é o único caminho para crescer, aceitar o desafio do desconhecido é o único caminho para crescer.” Mas ressalve-se que ele não é um aventureiro ao estilo do Louco, o Pajem Ouros é um aventureiro “pés no chão”, que tenta extrair de todas as situações porque passa um verdadeiro aprendizado, porque sabe que o tempo passa e no futuro todas essas experiências se irão transformar em conhecimento que irá contribuir para a sua maturidade.

O desafio hoje é conectarmo-nos com este pajem e desbravarmos caminho, tendo presente que o terreno onde estamos a pisar é fértil. Algo novo pode estar a rondar-nos, é altura de fazermos uso de todo o conhecimento que adquirimos e sem receio, envolvermo-nos de corpo e alma em novos projetos que hoje terão fortes probabilidades de serem bem sucedidos.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Carta do Dia. ligação permanente.

2 respostas a Carta do Dia: Pajem Ouros

  1. olga Ferreira diz:

    Muito obrigada pela excelente definição desta carta!! Um bom fim de semana para todos:-)

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s