Carta do Dia: 5 Paus

Resultado de imagem para 5 paus tarot

A passagem dos 5000 seguidores na nossa página do Facebook, as Mini Consultas Especiais e algumas ofertas de leituras a quem nos segue habitualmente afastaram-nos aqui do blog desde segunda-feira.

Lentamente tentamos voltar ao ritmo normal e hoje regressamos com o criativo, embora por vezes conflituoso e conturbado 5 de Paus! Esta também é uma energia fortemente competitiva, que bem utilizada pode trazer-nos progressos. Competirmos por exemplo por melhores cargos, por um maior destaque profissional, por podermos apresentar a nossa ideia, ou por progressão, seja em que área for, é extremamente positivo. É preciso estarmos muito bem preparados para enfrentar a concorrência, os adversários ou simplesmente opiniões ou pontos de vista contrários ou diferentes dos nossos. Este é um breve resumo do que nos pode trazer o lado luminoso desta carta.

Mas como já sabemos, também existe um lado sombra que nos questiona sobre os limites desta postura demasiado ativa e dos prejuízos que por vezes uma postura excessivamente competitiva nos poderão trazer. Competitividade não significa falta de ética, ferir o adversário, ou não olhar a meios para atingir os fins, ser egocêntrico achando-se o maior, o melhor, o dono da verdade ou da melhor ideia, ser intolerante a opiniões divergentes. Certamente que ao longo da vida já nos cruzamos muitas vezes com este género de pessoas, mas há que ser honesto e reconhecer que muitas vezes nós mesmos já fomos “este género de pessoas” quando batemos o pé e tentamos ter razão à força, quando rejeitamos um ponto de vista contrário ao nosso, ou quando provocamos deliberadamente, antevendo conscientemente que a qualquer momento surgirá o confronto sério que culminará em discussão.

Hoje que não nos esqueçamos que as nossas atitudes, as nossas posturas, os nossos comportamentos revelam quem nós realmente somos. Cada um de nós individualmente é um ser incompleto, há que ter humildade para o reconhecer. Juntos, em parcerias ou em equipa, temos a oportunidade de nos completarmos. Talvez por essa razão exista a célebre frase

A união faz a força!

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Carta do Dia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s