FIM DE SEMANA EM FAMÍLIA

O fim de semana (para quem não trabalha nestes dois dias, claro está!) inevitavelmente proporciona maior disponibilidade e cuidado familiar. “Um por todos, todos por um!” deveria ser o lema, mas sabemos que nem sempre é assim. Se por um lado o universo familiar nos trás satisfação e alegrias, também nos confronta com angustias, conflitos e alguns sacrifícios. Se no dia a dia, social ou profissionalmente falando, somos obrigados a adotar máscaras, quando estamos em família elas caem, o que acaba por ter lógica, já que em família somos nós mesmos. Atitudes impulsivas e “língua solta” são cenários que todos conhecemos.

Este fim de semana o oráculo envia-lhe uma curta mensagem com pequenas sugestões  que podem contribuir para intensificar os bons momentos e reduzir os conflitos e confrontos. Não vamos falar do que os outros podem ou devem fazer a bem da harmonia familiar, mas sim do que cada um de nós pode fazer para evitar os tais conflitos que muitas vezes têm o poder de estragar aqueles dois dias que tanto desejamos que chegassem…

Informações e marcação de sessões: tarotelivrearbitrio@hotmail.com

Escolha a sua cor e leia a respetiva mensagem!

 




 

 

 

 

azul

Saiba ouvir

Somos ávidos em dar palpites, argumentar e impor opiniões especialmente em clima de conflito esquecendo-nos muitas vezes que o diálogo pressupõe um equilíbrio entre falar  e ouvir. Mais do que ouvir, saber escutar é um dos segredos para a harmonia familiar. Este fim de semana fica o desafio para escutar mais! Deixe que o outro apresente o seu ponto de vista ou entendimento de uma determinada situação. Muitos desentendimentos surgem por não deixarmos o outro falar, por cortarmos o raciocínio querendo de imediato impor a nossa opinião. “Falar é uma necessidade, escutar é uma arte” Saber ouvir é tão importante como saber falar – seja sensível ao que o outro possa estar a sentir a bem de uma família unida e feliz!

 

 

amarelo

A importância do autocontrolo

Resolver com a cabeça quente nem sempre é a melhor opção! Quando nos encontramos emocionalmente alterados as nossas decisões tendem a não ser racionais e o que deveria ser o amenizar de uma situação, muitas vezes é o dimensionar algo que à partida já não é bom. Embora saibamos que os conflitos familiares exigem tomadas de decisão rápidas, as mesmas devem ser precedidas de reflexão a fim de evitar decisões equivocadas. O autocontrolo trás-nos a calma que precisamos para fazer reavaliações e evitar explosões, promovendo um diálogo sereno, saudável e inevitável à resolução de conflitos familiares. Exige autodeterminação e força de caráter. Terá que ser um compromisso connosco mesmos, por nós, pelos outros e a bem de uma família unida e feliz!

 

Vermelho

Gritos perturbam e destroem

O tom de voz é de extrema importância para que possa existir uma conversação saudável. Se algum dos elementos perder o controlo, não temos que reagir de  imediato e muitas vezes da mesma forma – com gritos!  Muitas vezes interromper um discurso tenso só intensifica a hostilidade. Respirar fundo nestas alturas pode fazer autênticos milagres. Aquele que grita sozinho mais cedo ou mais tarde acabará por perceber que está a agir mal, mas se todos entrarmos no mesmo registo, o ambiente irá descontrolar-se e eventualmente culminar num ambiente familiar desordenado e coercivo.  Não adianta gritar para sermos ouvidos, tenhamos presente que o grito destrói silenciosamente as nossas relações. Quem mais grita nem sempre é quem tem mais razão. Muitas vezes o silêncio é a melhor e mais inteligente resposta…tudo a bem de uma família unida e feliz!

 

 

 

Preto

Amar é perdoar

Uma dor causada por um elemento da família muitas vezes gera além de incompreensão, alguma mágoa! Da família esperamos amor, carinho, tolerância e compreensão e quando o que recebemos é oposto ao desejado e ao que damos, surge a dor e a mágoa. Aqui terá que entrar a força do amor. Só pode amar quem sabe perdoar e perdoar é a consequência de quem ama! Perdoar quem nos feriu nem sempre é fácil, mas a força do amor dá-nos determinação para enfrentar, resolver, superar conflitos, acima de tudo  curar feridas e atenuar cicatrizes. Perdoar a bem da consciência, do coração e da manutenção de uma família unida e feliz!

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Jogos. ligação permanente.

3 respostas a FIM DE SEMANA EM FAMÍLIA

  1. Lara Campos diz:

    Saber ouvir é o recado para mim 😉. É justo. Grata pela mensagem.

    Gostar

  2. Amar é perdoar…é verdade!!

    Gostar

  3. maria pinheiro diz:

    Boa noite
    “A importância do autocontrolo” é a minha mensagem e vem de encontro ao caminho que tenho escolhido. Muito Obrigada e Bom fim de semana

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s